Sistema de comunicação convergente MD110

O sistema de comunicação empresarial MD110 da Aastra oferece uma nova arquitetura como suporte à crescente força de trabalho móvel. O MD110 é um sistema de comunicação convergente, que apresenta avançadas soluções para as redes atuais e futuras. Esse sistema exclusivo combina a especialização de um líder mundial, a Aastra, em comutação, redes e comunicações móveis, para oferecer os benefícios exigidos pelos usuários.

O sistema de comunicação convergente
Com base em uma arquitetura modular e distribuída, o MD110 atua como base para uma rede que oferece suporte a aplicativos de voz, dados e multimídia. Por causa dessa arquitetura distribuída, o MD110 oferece alta tolerância a falhas e excelente escalabilidade, de 50 a 30.000 (ou mais) usuários ligados em rede em um escritório, campus ou ambiente empresarial.

Principais características
Esses importantes princípios de design e a estrutura modular do sistema conferem ao MD110 características exclusivas, oferecendo vantagens aos clientes nos seguintes aspectos:
• escalabilidade
• flexibilidade
• confiabilidade e disponibilidade
• descentralização

Telefonia através de IP – direcionada diretamente na LAN
A telefonia IP do MD110, a partir da versão BC13, é uma excelente solução para integrar uma força de trabalho dispersa através de uma rede IP. Os funcionários que trabalham em pequenos escritórios ou em casa podem usar a rica funcionalidade do MD110 de uma maneira econômica. O ramal IP do MD110 suporta qualquer terminal IP compatível com H.323 e SIP. Para soluções de telefonia IP do MD110, recomendamos os telefones IP Aastra e o SoftPhone, o Aastra Communication Client (ECC), cliente IP baseado em PC, com suporte a todo o conjunto de recursos de ramais IP. Após o estabelecimento da chamada o MD110 monitora os ramais IP e controla as chamadas diretamente na LAN,. Dessa forma, preserva a qualidade do serviço, sem distorções, não ficando restrito à voz, podendo também ser usado para conexões de vídeo.
A arquitetura distribuída é a chave para a ampla escalabilidade do MD110. Você pode começar a introduzir a telefonia IP em pequena escala, em locais selecionados, e ampliá-la à medida que sua empresa expandir. O MD110 oferece suporte total a ambientes de escritório baseados na telefonia IP. As principais situações indicadas para o uso desse recurso são: o trabalho em casa – Home Office - e a integração de pequenas ou médias filiais, com até 100 usuários.

Conexão em rede
O MD110 foi especialmente projetado como base para uma rede unificada, com suporte a aplicativos integrados de voz, dados e multimídia. Uma das características determinantes do MD110 sempre foi a transparência total na rede e em diversas localizações, para serviços de voz, dados e multimídia.

Com o MD110, é possível trabalhar de praticamente qualquer lugar, com acesso total à rede corporativa. Graças à presença global da rede IP, é agora possível oferecer os mesmos serviços dos trabalhadores do escritório principal para indivíduos que trabalhem em casa ou pequenos  grupos localizados em escritórios remotos.

Conectando a força de trabalho dispersa através de uma rede IP
A conexão de todos os funcionários no mesmo sistema de comunicação implica também a oferta de elevados níveis de serviços e disponibilidade às equipes de locais remotos de pequeno e médio porte. O Sistema de Comunicação convergente MD110 foi especificamente projetado para atender a essa necessidade de vincular todas as partes de uma organização: desde as filiais de pequeno e médio porte até, unidades de grande porte da organização. Essas soluções baseiam-se principalmente no MD110 e no Aastra Enterprise Branch Gateway (EBG). Nas filiais de pequeno e médio porte, onde é difícil justificar o custo de um LIM – Gabinete Remoto - separado ou mesmo de um link do MD110, o sistema oferece uma solução potente, econômica e segura com sua função de telefonia IP.

Telefones Dialog 4000 IP - simplificam as comunicações via IP
A família de telefones Aastra Dialog 4000 IP oferece excelente qualidade de som e recursos importantes com excelente ergonomia. A compatibilidade com o meio-ambiente tem sido a base do design desses telefones. Os usuários também se beneficiam com a proteção contra choques acústicos. Além disso, os telefones Dialog 4000 IP oferecem recursos avançados com a simplicidade de um telefone comum, tornando o trabalho dos usuários mais agradável e eficiente.

O Dialog 4425 IP Vision e o Dialog 4422 IP Office possuem recursos integrados de mobilidade, através do free seating (deslocamento livre), permitindo que qualquer usuário conecte-se a qualquer telefone IP. Uma interface fácil de operar, através de um navegador na Internet (Web), permite que os usuários definam suas próprias configurações telefônicas – editem um catálogo telefônico, uma tecla de função, etc. – diretamente a partir de um PC.

Para facilitar a manutenção os telefones IP podem ser atualizados à distância, a partir de um servidor, o que permite ainda a ativação de aprimoramentos futuros. Além disso, ambos os telefones IP oferecem suporte a "survivability" (capacidade de sobrevivência do sistema) para os usuários de uma filial. Dispondo ainda de um switch integrado – possibilitando que o telefone compartilhe uma conexão LAN com o PC da mesa de trabalho – esses telefones IP possuem uma estratégia simples e econômica de migração para IP.

Dialog 4425 IP Vision – recursos adicionais
O Dialog 4425 IP Vision é um telefone IP com vários recursos, oferecendo suporte a funções avançadas de sistema. É ideal para os exigentes ambientes de um escritório executivo.
Com a base de apoio e um visor gráfico móvel de seis linhas, é possível ajustar o telefone a todos os ambientes e tipos de iluminação. Os recursos do telefone e as funções do sistema são facilmente acessados por meio de um menu intuitivo no visor – com o auxílio de teclas
virtuais. O menu inclui o acesso a um catálogo telefônico local, permitindo a discagem por nome, além do acesso a uma lista de chamadas. A lista de chamadas contém os dados registrados de todas as chamadas efetuadas e recebidas, e oferece uma função de rolagem e discagem, de fácil operação. Para o sistema MD110, também é possível acessar e visualizar o conteúdo de páginas da Internet (baseadas em WML), otimizadas para dispositivos móveis no visor do telefone. Uma função de alta qualidade que dispensa o uso das mãos ao falar torna esse telefone ideal para reuniões telefônicas e chamadas de conferência em salas de reunião compactas. Uma porta integrada permite a conexão direta de um fone de ouvido ao telefone, com uma tecla dedicada para alternar entre o fone de ouvido e o monofone. O Dialog 4425 IP Vision possui 20 teclas de funções. Todas as teclas de funções programáveis estão associadas a LEDs e podem ser identificadas pelo usuário.

Dialog 4422 IP Office – recursos adicionais
O Dialog 4422 IP Office é um telefone IP com amplos recursos, oferecendo todas as funções necessárias aos usuários de um escritório. É também adequado como telefone de conveniência em áreas públicas ou de atendimento. Um alto-falante integrado permite efetuar a monitoração de voz, por exemplo, para a escuta de tele-serviços (sistemas de resposta de voz, notícias, etc.).
Com a base de apoio, o usuário pode ajustar o telefone e o visor de duas linhas a diferentes tipos de iluminação. Uma porta integrada permite a conexão direta de um fone de ouvido ao telefone, com uma tecla dedicada para alternar entre o fone de ouvido e o monofone. O telefone Dialog 4422 IP Office possui 10 teclas de funções. Uma tecla de função também pode ser usada para acessar uma lista de chamadas. A lista de chamadas contém os dados registrados de todas as chamadas efetuadas e recebidas, e oferece uma função de rolagem e discagem, de fácil operação.

Resumo dos destaques
• Switch Ethernet integrado de 2 portas (para compartilhar um cabo/porta LAN com um PC)
• Free seating (deslocamento livre) integrado para mobilidade dos usuários (conexão e chamadas)
• Porta integrada para fone de ouvido (com tecla de comutação dedicada)
• Suporte integrado a Power over LAN (de acordo com IEEE 802.3af)
• Servidor da Web integrado (possibilita a configuração de um telefone baseado em um PC através de um navegador na Web)
• Aparelho de surdez embutido e proteção contra choques acústicos
• Visor gráfico
• Teclas de função
• Lista de chamadas (local)
• Suporte a multi-codec
• Suporte a vários idiomas
• Suporte a QoS
• Suporte a "survivability" (capacidade de sobrevivência do sistema) para filiais (registro/cancelamento de registro em gatekeeper de backup automático)

Destaques específicos do Dialog 4425 IP
• Dispensa o uso das mãos ao falar, com “full duplex” e cancelamento de eco acústico (AEC)
• Visor gráfico ajustável de seis linhas
• 4 teclas virtuais, 3 teclas de navegação e até 20 teclas de funções
• Catálogo telefônico (local)
• Navegador WAP integrado – permite o acesso a páginas WML da Internet (modo válido apenas para MD110.)